segunda-feira, 11 de março de 2013

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER




Eu pergunto, que música você está ouvindo agora?
- funk!
Eu reformulo, funk é um estilo de música, diga-me o nome da música então.
- mc....
- você sabe o que significa a sigla MC?
- não!
-mestre de cerimônia
- ah.
- então, qual o nome da música que este MC.... canta?
- não sei, sei dançar...
- e qual o motivo para gostar desta música?
- ah é legal...
- o que é legal?
- não sei...
- qual o lugar em que você ouviu pela primeira vez esta música?
- na internet...
- você poderia falar uma outra música que você gosta de ouvir?

- Funk!

( uma criança de 12 anos conversando comigo...)
------------------------------------------------------------   x   --------------------------------------------------------

O que você ouviu estes dias de música..
- Ah tio, eu fui no show do mcdarli....
- Como? Não entendi!
- MCdarlin...
- Espere, fale devagar para que eu possa entender...
- Um MC que o senhor não conhece.
- Mas a que horas foi esse show?
- Ué, de noite!
- Mas esses shows não são para pessoas de mais idade?
- Sim, mas eu fui e paguei cinco reais e entrei.
- Mas, você foi com quem???
- Ué, eu fui sozinho...
- Mas , tua mãe deixou você ir em um show de funk à noite???
- Fui com as amiga dela...
- Mas você foi escondido?
- Não! Ela deixou ué, entrei lá e fui..
- Mas você foi para quê afinal? Tem uma censura para qualquer show, filme , desenho...
- Ué, ela deixou e eu fui!!!

( criança de 12 anos....)

---------------------------------------------------------- x -------------------------------------------------------------------

Se sua vida fosse um filme, no atual estado em que você está, agora exatamente, qual filme seria???

Resposta aluno 01
- Ninja Assassino
- Por que?
- Porque é da hora!
- O que é da hora?
- O filme!
- Mas, explique para mim o que é da hora?
- Da hora, ué, ele mata as pessoa, arranca as cabeças...
- (Suspiro )...
- E isso é legal?
- Claro que é...o cara vai lá e detona todo mundo...
- Sim, mas você acha legal ele fazer isso? Arrancar a cabeça, matar várias pessoas...
- Mas a família dele foi toda morta, e ele veio se vingar, pegando o antigo chefe.
- Mas você entendeu a minha pergunta? Quer dizer que sua vida hoje se resume a isso??? Desejo de vingança, matar???
Olhou para mim sem saber responder.
- Não vai me dizer nada?
Silêncio absoluto

----------------------------------------------------------- x ---------------------------------------------------------------

Resposta aluno 02
- Os Mercenários 2.
- Ah. Entendi, acredita que é melhor que o 1?
- Sim, da hora.
E voltamos para o " da hora ".
- Ah eles fazem tudo , batem ..
- E é isso que a sua vida está? Pago para matar???
- Ah eu quero ser polícia...
- Por que?
Silêncio, olhando para mim sem saber responder.

--------------------------------------------------------- x ------------------------------------------------------------------

Resposta de aluno 03
- Gosto do A Era do Gelo!
- Qual?? o primeiro, segundo ...
- Todos.
- Escolha um.
- O primeiro.
- Por que?
Ela olha, e começa a pensar.
- Ah tio, eles são engraçados, diferentes entendeu...
- Ah, como por exemplo, um é diferente do outro né? Um tigre, um mamute, uma preguiça , como poderiam ficar juntos?
- Isso, daí eles sempre se ajudam, sempre um socorre o outro e fica uma amizade super legal!!
- Isso mesmo, as diferenças meu amor, o respeito, ...
- Igual ao Tarzan, ele ficou sem pai e mãe mas aquela gorila criou ele lembra tio?
Respirei aliviado.
- E depois tem aquela cena que ela diz para ele ouvir o coração dela e o dele, e diz que somos iguais!
Matou a pau!!!

------------------------------------------------------------- x -------------------------------------------------------------

O imbecil , creio eu, é um ignorante temporário, já possui algum conhecimento leve de alguma coisa, mas o ignorante é por opção, não busca a melhoria própria, e faz questão de manter-se assim!!!

Os diálogos acima são reais e retratam o que é uma realidade crua, nua e que o o governo ( risos ) está tão distante quanto a estrela Vega está de nosso planeta....

Mas , o que assusta, é o poder de escolha!

O poder de escolher errado.

Muitos poderão dizer, ah, claro, os pais também tem uma participação efetiva nesta parte. Concordo plenamente em número, gênero e grau. Os pequenos e os não tão pequenos são uma co-criação de pais analfabetos da alma! Possuem violência extrema, ou um descaso pela própria vida que choca até os ossos.

Digo aqui do caso da grande maioria empobrecida, certo que vemos crianças também do mesmo meio social, mas com uma carga de amor, interesse e cultura inerentes ao espírito delas, apesar de um meio hostil, elas não se contaminam. E ao acompanhar a vida de cada uma, desde os 4, 5 anos , algumas já com 17 anos, mantem a mesma postura, o mesmo jeito de encarar o mundo, e buscam o seu lugar.

São mães que não estão nem aí para a prole, mas não perdem um capítulo sequer da porcaria da novela da Globo! Invejam as roupas das "atrizes", dos carros, das casas, invejam, criticam etc, e só!!!

Como uma mãe permite que uma criança, filho sei, vá à um baile funk tarde da noite?????

E são crianças gerando crianças, ex alunas minhas com 14 anos , e com o segundo filho, de pais diferentes!!!!

E não foi por falta de instrução nossa, da comunidade e entidades filantrópicas!!

A escolha do parceiro, amô da minha vida e de abrir as pernas , foi dela!!!!

Várias entidades filantrópicas auxiliam em diversas comunidades por esse Brasil afora. São milhares de pessoas que atuam de forma humanista, e clara, auxiliando, amparando, discernindo à toda uma classe jovem, mirim , ou  adulta ou na terceira idade ( a idade do abandono, como vemos aqui )...

Mas a criança prefere os enlatados! E dá-lhe desenho japonês ultra violentos!! E dá-lhe novela das sete e das nove...

E Salve Jorge?? Salve a nós São Jorge!!!

E preferem nivelar o ensino por baixo!!

E desculpem-me, mas alguns cariocas tem essa mania de querem exportar essa porcaria que chamam de funk para outros lugares!!! E dizem que isso é cultura??? Leia-se funk = essas "melodias" sem conteúdo algum e letras com diversas apologias ao sexo, droga e violência!!!!

E toca na Regina Casé ( a meu ver um lixo ), e tocam na "rainha dos baixinhos ".. E Xuxa atiça e acha fantástico!!!!

E morrem , Castro Alves, Shakespeare Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Quintana, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Camões, Bandeira, Chico, Buarque, Elis, Elvis, Beatles, Ella, Grand Funk, Michael, Motown toda, Arnis, João Paulo II, Chico, e uma infinidade de pessoas, que transmitem uma cultura magnífica!!!!

Falamos de discriminação, mas na pobreza, não na miséria, mas na pobreza ainda há muita discriminação!!!
Sim, muita. Já ouvi e fui testemunha de muitos casos em que ex alunos comentavam, ah o cara é o maior bacana, boy forgado, ( um professor com um Tempra, e andando com camisa da Renner!!! ), e lá despertavam uma raiva incontida e , ou ameaçam , ou realmente roubavam o coitado que iria dar aula....Não são fatos isolados!!!!

O governo é um lixo? Com toda a certeza. A sociedade é conivente? Sem dúvida alguma!!!

Corra para elaborar uma passeata contra atos do governo, e me diga quantos gatos pingados surgem.

Carnaval?? milhões vendo o bloco passar...

Jogos de futebol...milharessss aos estádios...

Shows de "n"   "artistas" lotação esgotada antecipadamente....

E o filho que morre com bala perdida, o outro de overdose, outro no tráfico, a criança que não sabe ler e escrever aos 12 anos, a senhora no leito do hospital no corredor aguardando atendimento há 6 horas!!!!
Taxas e mais taxas, tributação excessiva e retorno de nosso governo é zero!!!!

Não simpatizo com nenhum partido, que fique claro, pois há banda mais podre do que boa em qualquer um deles!!!

Quando acordarmos e soubermos que, o poder de escolha e decisão de nossas vidas , está em nossas mãos exatamente, um dia, quem sabe, saiamos do acomodado ser, da acomodada forma de ser, e possamos assumir nossa culpa e nos reerguermos para termos o que é nosso de direito, sim temos direitos e deveres!!!!

Lembro agora, de uma aluna minha, de família muito simples, com um livro de CORA CORALINA embaixo do braço...

- Tio, eu amo o que ela escreve...
Uma luz se fez logo acima dela, e um sentimento de fé e um pitada de dever cumprido abriu meu coração...

Desistir nunca!!!

Mas nunca deixarei que a parte represente o todo, o lixo, da qualidade péssima, do descaso e da opção que não fazem para si mesmos, um dia teremos que lavar as mãos e deixar que cada qual responda por seus atos e omissões....

Por isso ,somos tão leves , tão puros e evoluídos..................


2 comentários:

  1. Cada um responda por seus atos e omissões! Gostei de te ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre é muito bem vinda aqui e lá. Muito obrigado!!!!!

      Excluir